Em sua 4ª edição, idealizadora do Simpósio de Jornalismo Esportivo, destaca seus sonhos e objetivos

190

‘Somar na vida de futuros profissionais’. Assim definiu a jornalista Larissa Balieiro Pinheiro, 28 anos, sobre a realização da 4ª edição do Simpósio de Jornalismo Esportivo na Amazônia, que ocorre no dia 7 de dezembro, no Quality Hotel Manaus. Natural de Manaus, há nove anos repórter e coordenadora da equipe de jornalismo da Rádio Difusora do Amazonas, a jovem empreendedora da comunicação, ainda foi chefe de redação da Rádio BendNews. Atuando na área esportiva, desde 2012, o amor pela profissão, mas principalmente no esporte, já vem no sague, pois sua mãe foi jogadora de futebol. Fã assumida do ex-jogador da seleção brasileiro e do São Paulo, Kaká, Larissa Balieiro, explica como surgiu o evento, as dificuldades, os convidados, destaca seus sonhos, entre outros assuntos.

SPORTS MANAUS – Larissa, como surgiu a ideia do simpósio, foi uma necessidade de qualificar os profissionais que atuam na imprensa esportiva amazonense e até na região Norte, pela fala da cobertura de grandes eventos esportivos?

LARISSA – Sim. Sempre tive essa necessidade e certa vontade. Eu senti muita falta disso na faculdade, de buscar qualificação e aprendizado. Na faculdade eu queria saber mais como era além da sala de aula. Lidar e falar com profissionais de renome. Entender a dinâmica, o processo. Por isso, eu quis tanto o Simpósio, e lá em 2015, ele surgiu após o Mauro Naves aceitar meu convite feito via inbox no Facebook. Inicialmente quis trazê-lo para falar com os colegas e depois ampliei esse contato criando as outras edições  

SPORTS MANAUS – No começo tudo é muito difícil, mas qual foi a sensação quando realizou o 1º Simpósio, tendo como convidado especial, o consagrado jornalista, Mauro Naves, na época repórter da Rede Globo?

O repórter do Sportv André Hernan foi um dos convidados da 2ª edição do simpósio (Fotos: Divulgação / Simpósio)

LARISSA – Eu não acreditei. A ficha demorou a cair. O Mauro foi de uma gentileza e generosidade peculiares. Ele é um grande profissional e tenho muito orgulho de sermos até hoje amigos. Ele me incentiva e sempre é gentil com as palavras. Uma grande pessoa. Você conseguir realizar um sonho é mágico. Jamais esquecerei aquela sensação de dever cumprido, e de alegria, por tudo ter dado tão errado, ao ponto de dar certo. 

SPORTS MANAUS – Para realizar um evento dessa magnitude com profissionais renomados, principalmente da imprensa esportiva brasileira, os custos devem ser muito alto. Esse trabalho de planejamento que realiza, você faz com apoio de parcerias e patrocinadores?

LARISSA – O planejamento começa sempre no início do ano. Sozinha começo a pensar tudo. As parcerias eu vou conquistando e hoje tenho muitos amigos como a Nathalia que, me acolheu no Quality Hotel Manaus. A outra é a Karol, minha designer que realizou meu sonho de ter uma marca do Simpósio. Patrocínio é sempre mais difícil. Este ano então, ralado. Cogitei não realizar o evento. Nunca foi fácil e acredito que jamais será, mas confio que Deus já me deu muito mais do que imaginei. E é nele que entrego sempre meus projetos.

SPORTS MANAUS – Desde o início do seminário, o evento conta com profissionais experientes que fazem cobertura de grandes competições nacionais e internacionais. Esse trabalho de articulação com esses profissionais é difícil ou não encontra muita barreira sobre isso?

Larissa, rodeada por grandes profissionais da imprensa esportiva brasileira em um dos momentos do evento (Foto: Divulgação / Simpósio)

LARISSA – Pouca gente acredita, mas acontece natural. Sou meio cara de pau mesmo, chamo na rede social. Conto no dedo as vezes que tive alguma interferência externa. E tem mais, quatro anos depois, o evento já é conhecido. Sem falsa modéstia, hoje eu recebo mensagens de pessoas que querem vir a Manaus (profissionais de fora). As dificuldades existem, claro. Tem os que visualizam e não respondem. Os que me passam para as assessorias. Os que crescem financeiramente a sua participação. Enfim… a benção que tive todos esses anos foi que encontrei pessoas de coração e que queriam, como eu, somar na vida de futuros profissionais. Que é a minha eterna missão! 

SPORTS MANAUS – Nesses quatros anos de simpósio, você acredita que os participantes conseguiram não somente assimilar os conhecimentos e aprendizados transmitidos pelos palestrantes, mas conseguem realizar um trabalho com mais excelência e conteúdo?

LARISSA – Eu tenho muitas histórias de pessoas que entraram no mercado ou que criaram uma certa coragem para se tornarem profissionais de esporte. Tenho orgulho máximo da semente que plantei e que hoje são colhidos frutos. Eu dou a oportunidade e fico feliz que muitos usam corretamente.

SPORTS MANAUS – No simpósio, qual foi o momento mais marcante ou significativo da participação, seja de convidados ou dos profissionais locais?

Mauro Naves é um dos grandes jornalistas esportivos em coberturas de vários eventos nacionais e internacionais (Foto: Divulgação / Simpósio)

LARISSA – A segunda edição. Por ter sido a primeira que foi aberta ao público, com mais profissionais na programação. Eu chorei exaustivamente quando cheguei em casa. Um choro de realização e de cansaço também. Eu não tinha acreditado que meu sonho tinha acontecido e que todo mundo que esteve lá gostou. Guardo com muito carinho as várias mensagens que recebi no celular e redes sociais. Imprimi tudo e guardo numa caixa. Quando penso em desisti ou fico pra baixo, revigoro lá. 

SPORTS MANAUS – Na sua opinião, a realização do simpósio presta um serviço de orientação, reflexão e até qualificação aos profissionais da imprensa esportiva local ou tudo também depende da vontade de cada um em realizar um trabalho de qualidade?

LARISSA – O intuito do simpósio é um: Oportunizar. Através do evento, o estudante ou profissional tem a chance de usar aquela oportunidade. Por isso, eu me refiro daqueles que usam corretamente essa chance. O simpósio é o fio da meada para quem quer essa área. Eu digo que tem muitos que abrem a boca para dizer que querem ser jornalistas esportivos, mas não se movem. Conheço inúmeras pessoas que falam que queriam chances de entrar no mercado mas, não aproveitam oportunidades como a do simpósio de interagir com a galera. Mas, eu até fico feliz, pois quero no evento quem realmente quer buscar seu caminho.

SPORTS MANAUS – Muitos convidados de fora já participaram do simpósio, mas os profissionais da imprensa local é fundamental passar um pouco da experiência aos outros colegas e até os futuros integrantes?

LARISSA – Desde que o Simpósio era um sonho eu sempre disse que queria convidados locais. É uma forma de me representar lá e também de mostrar que temos profissionais aqui também com os mesmos sonhos e realizações. E o contato desses profissionais locais com o público, acaba deixando claro como todos podemos conseguir um espaço, basta querermos e trilharmos. Nada é fácil, e jamais será.

A idealizadora do evento busca com a realização do evento ajudar os profissionais que atuam na área esportiva (Foto: Divulgação / Simpósio)

SPORTS MANAUS – Sobre a quarta edição, qual sua expectativa em relação as temáticas dos palestrantes aos participantes no evento deste ano?

LARISSA – Pensei com carinho em casa o tema. Espero que os participantes gostem. Que usufruam. Que percebam o grande valor que tem cada tema e extraiam o melhor deles. Os temas envolvem cada veículo de comunicação. Com os convidados locais tenho um representante de TV (Oreste), de rádio (Thais), de impresso (Camila) e de web (Silvio0. Os demais envolvem TV, web, rádio e a produção, enfim, tão necessária para uma boa pauta esportiva.

SPORTS MANAUS – Ao longo de quatro edições, faltou algum convidado, tema, assunto ou temática que poderia ter discutido entre os palestrantes e participantes do encontro?    

LARISSA – Ah, claro. Eu sempre quero aprimorar. Ainda tem muito por vir. Ano que vem vamos para a fotografia e vamos inserir um novo esporte (modalidade) mesmo sabendo que 90% é futebol aqui. Pretendo ampliar muito o simpósio. Oportunizar e até mesmo ajudar os sonhos dos outros. Mostrar que é possível. Espero muito conseguir isso, será a minha maior contribuição para o jornalismo. A área no qual sou tão apaixonada é realizada. 



Paulo Rogério

I live in Brazil, in the city of Manaus, which hosted 2014 World Cup matches, the Olympic 2016 men's and women's football tournament. I'm Paulo Rogério Veiga, 51, a reporter, journalist and owner of sports portal www.sportsmanaus.com.br. I would like to inform you that I have received material from FIFA for 35 years, in addition to Conmebol and UEFA. I have also been editor of globoesporte.globo.com/am/ portal. I am working as a press and publicity advisor to leverage your company, product, brand, your soccer career, whether player, coach, club, manager, any professional that Works and conducts business in football. I am a professional / base player agent and a soccer coach. I have contact with agents, international agencies, academies, intermediaries, scoutings, among others in Brazil and in world football, including with signed contract. Another work I do is to attract potential investors to sponsor clubs in Brazilian football, which seek to gain their place in the regional, national and even international scenario. Contact us. E-mail: paulo.imprensa@hotmail.com pauloimprensa@gmail.com Contact: +55 (092) 3629-0651 (office) +55 (092) 99171-9226 (live / watsapp). Leia mais em sobre o editor clicando aqui.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.