SportsManaus
FUTEBOLFUTEBOL AMAZONENSE

Presidente da FAF e deputado estadual, Rozenha destaca no parlamento o retorno do futebol amazonense à Série B

Da redação do Sports Manaus, com informações – FAF / Imprensa 

Parlamentares comemoraram o novo momento vivido pelo esporte local e a possibilidade de o Amazonas FC conquistar o primeiro título nacional do estado

Foto: Deborah Melo/FAF

O esporte amazonense foi tema de pauta no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), nesta terça-feira (10/10). O presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF) e deputado estadual, Ednailson Rozenha, destacou o retorno do futebol do Amazonas à Série B do Campeonato Brasileiro e comemorou a possibilidade de o Amazonas FC conquistar o primeiro título nacional do estado.

A vitória da Onça Pintada no último sábado (07/10) sobre o Botafogo-PB, garantiu um acesso à Série B para o estado do Amazonas, que não vinha desde 1999, quando o São Raimundo ascendeu a segunda divisão nacional. Com a conquista do clube aurinegro, o futebol amazonense terá um calendário cheio em 2024 e o torcedor local poderá assistir a 19 jogos da Série B em casa. Dessa forma, o futebol será a maior vitrine para o Amazonas no próximo ano, e toda essa divulgação vai ter reflexo em setores como economia, turismo e serviços.

“São quase 30 anos em que o futebol amazonense viveu no submundo, nos porões do futebol brasileiro. Isso está mudando e deve ser valorizado. A melhor maneira de se propagar o estado do Amazonas será essa campanha de 2024 da Onça Pintada. O futebol não é só gol, não é só derrota, não é só empate, não é só vitória, o futebol também é negócio. É geração de renda. É geração de receita”, declarou Rozenha no plenário da Aleam.

Apoio e inclusão

Outros deputados também se manifestaram e destacaram que um dos principais fatores para o sucesso do futebol amazonense é a atual gestão da FAF na valorização dos clubes. A deputada estadual Joana Darc (UB), que também é uma das principais apoiadoras do futebol local, ressaltou a valorização do esportista do interior, por meio da realização da Copa da Floresta e o suporte dado pela FAF ao Amazonas FC.

“A Federação está de parabéns por dar oportunidade para aqueles que mais precisam. Também gostaria de agradecer ao deputado Rozenha por ter lutado por todas as solicitações do clube para fazer um grande espetáculo na Arena com mais de 44 mil pessoas presentes, em pleno sábado, prestigiando o futebol amazonense”, declarou.

Os parlamentares também ressaltaram a iniciativa da FAF em implementar ações de inclusão. A deputada estadual Débora Menezes (PL), presidente da Comissão de Esporte e Lazer da Aleam, lembrou que o esporte é uma atividade totalmente inclusiva.

“Em todos os jogos em que eu estive presente, as crianças que possuem Transtorno de Espectro Autista (TEA) tinham abafadores para conseguir assistir aos jogos, já que algumas não conseguem ficar em ambientes com muito barulho. E o presidente Rozenha também promoveu desconto nos cursos de arbitragem para as mulheres. Isso trouxe incentivo, trouxe mais mulheres como árbitros. Isso também é representatividade”, elogiou.

Convite

Por fim, Rozenha convocou o povo amazonense para torcer pelo Amazonas FC no próximo domingo (15/10), na Arena da Amazônia, às 17h (horário de Manaus), no jogo de ida da final da Série C do Campeonato Brasileiro.

“Domingo começa uma nova história. Manaus e o Amazonas viverão um grande momento. Eu tenho convicção que o Amazonas, a Onça Pintada, será o primeiro campeão brasileiro da história do nosso futebol. Parabéns à Onça. Parabéns ao futebol amazonense. Parabéns ao povo do Amazonas”, concluiu.