Com casa cheia, e um primeiro tempo arrasador com três gols de diferença, sem contar as inúmeras chances perdidas em campo, o Amazonas baixou a guarda e levou um susto na etapa complementar, mas no final venceu a Portuguesa-RJ por 3 a 2, conquistando o tão sonhado acesso à Série C de 2023. O jogo de volta pelas quartas de final do Campeonato Brasileiro da Série D, foi realizado na tarde deste domingo (29), no Estádio Carlos Zamith. No primeiro jogo pelas quartas, a Onça-pintada empatou fora de casa em 1 a 1.
Com o acesso garantido, o Amazonas agora enfrenta na semifinal o Pouso Alegre. A primeira partida deve acontecer no próximo sábado, 3/9, no Estádio Municipal Irmão Gino Maria Rossi, o Manduzão, na cidade de Pouso Alegre, no interior de Minas Gerais.
Jogo
Em jogo decisivo que valia a vaga na Série C do ano que vem, todos os detalhes foram importantes para definir a partida. O primeiro lance de perigo foi da Portuguesa. Aos dois minutos, Lucas Santos recebe uma bola pela esquerda na área e de cabeça testou com perigo à meta de Paulo Henrique.
Mesmo jogando fora, a Lusa não se intimidou e buscou as jogadas ofensivas. Aos quatro minutos, Lucas Santos pela esquerda lançou na área e Dija Baiano chutou no canto esquerdo do goleiro da Onça-pintada.
No primeiro lance de perigo da Onça, saiu o primeiro gol. Aos sete minutos, Miliano cobra tiro de canto pela esquerda na área, Rafael Tavares desvia de cabeça e no segundo pau Yuri Ferraz completa também de cabeça, 1 a 0.
Aos 12 minutos, em uma jogada rápida de contra-ataque, a Onça quase ampliou. Rafael Tavares passa pelo marcador e toca para Ítalo. O atacante dominou, passou pelo zagueiro e chutou por cima da meta da Lusa com perigo.
Aos 20 minutos, em novo lance pela esquerda, mas agora em uma cobrança de falta, saiu o segundo do Amazonas. Miliano cobra falta na área e Rafael Tavares toca de cabeça, 2 a 0.
Com dois gols sofridos, a Lusa teve que se expor mais ainda para tentar diminuir o placar. Aos 29 minutos, em uma bola roubada no meio campo, Dija Baiano pela esquerda domina e bate no canto esquerdo do goleiro Luiz Henrique.
A Onça jogava ofensivamente e buscava ampliar o marcador. Aos 39 minutos, bola lançada pelo meio e sobra para Ruan praticamente sozinho, que bate sem chances para Paulo Henrique da Lusa, 3 a 0.
Segundo tempo
O segundo tempo foi decisivo para a definição do classificado. Aos sete minutos, tiro de canto pela direita na área, e depois de um bate rebate a bola sobra para Skilo chutar, mas o goleiro da Onça Luiz Henrique fez uma boa defesa.
Em uma jogada rápida pela direta, quase o Amazonas ampliou. Aos 13 minutos, Ruan deu uma arrancada pela direita e passou para Ítalo na área, que não chutou com precisão e perdeu o gol.
Aos 15 minutos, em uma boa jogada individual de Rafael Tavares, ele serviu Miliano, que passou pelo marcador e tocou por cima de Paulo Henrique, mas a bola bateu no travessão e não entrou.
Na pressão, após uma boa jogada pela direita, a Lusa diminuiu. Aos 23 minutos, cruzamento pela direta na área e o pequeno Luan sozinho toca de cabeça no canto direito do goleiro da Onça, 3 a 1.
O gol motivou mais ainda o time carioca, que se lançou todo ao ataque. Aos 39 minutos, em uma jogada rápida pela esquerda, o Amazonas perdeu uma grande chance de ampliar. Freyn Figueroa arrancou em disparada e chutou em cima de Paulo Henrique.
Nos acréscimos, a Portuguesa pressionou tanto, que chegou ao segundo gol. Aos 46 minutos, bola na grande área e Luís Gustavo na pequena área tocou para diminuir mais ainda, 3 a 2.
Ficha técnica:
Data: 29/08/2022 – domingo
Jogo: Amazonas 3×2 Portuguesa-RJ
Motivo: Campeonato Brasileiro da Série D – Quartas de final / Jogo de volta
Local: Estádio Carlos Zamith – Manaus/AM
Horário: 15h (16h de Brasília)
Público: —
Renda: —
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Árbitros Assistentes: Lúcio Beiersdorf Flor (RS) e Gustavo Marin Schier (RS)
Gols: Yuri Ferraz 7min 1ºt, Rafael Tavares 20min 1ºt e Ruan 38min 1ºt (Amazonas) e Luan Santos 23min e 47min 2ºt (Portuguesa-RJ)
Advertências: Henrique Ávila (Amazonas) e Dija Baiano, Watson, Sidney, Cafú, Pernão, Bruno Santos e Luís Gustavo (Portuguesa-RJ)
Expulsão: Delciney (Amazonas)
Amazonas: Luiz Henrique, Yuri Ferraz, Luis Gustavo, Henrique Ávila, Christian (Dedeco), Ítalo (Lucão), Rafael Tavares, Ruan (Robertinho), Miliano (Freyn Figueroa) e Judá. Técnico: Rafael Lacerda.
Portuguesa-RJ: Paulo Henrique, Watson (Joazi), Sidney (Pernão), Leandro Amaro, Bruno Santos (Luís Gustavo), Lucas Santos, Dija Baiano (Luan Santos), Netinho, Cafú, Skilo (Maykinho) e Emerson Carioca. Técnico: Felipe Surian.