Foto: Agência Sports Manaus
Com domínio total em campo, o Nacional FC perdeu várias chances, mas no final venceu o São Francisco-AC por 2 a 0, tendo ainda dois jogadores expulsos no segundo tempo. A partida válida pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série D, fechou o primeiro turno dentro do grupo A. O jogo aconteceu na tarde deste domingo (11), no Estádio Ismael Benigno, a Colina. Os gols do Naça foram assinalados por Yuri Tanque e Alan Patrick.
Classificação
Há cinco jogos sem perder, o Nacional segue na liderança do seu grupo, com 16 pontos, seguido de perto pelo Águia de Marabá-PA, com 14 pontos, e Tuna Luso, com 12 pontos, em segundo e terceiro colocados, respectivamente.
Rodada
Na primeira rodada do returno no grupo, ou seja, a 8ª rodada, o Nacional encara novamente o São Francisco, penúltimo colocado, com seis pontos, na quarta-feira, 14/6, às 18h local, no Estádio Florestão, em Rio Branco.
Jogo
O Nacional iniciou pressionando, forçando o erro do adversário, mas principalmente queria marcar logo seu primeiro gol. O Naça não demorou muito para abrir o marcador. Aos oito minutos, Wendel cobrou tiro de canto pela esquerda na área e Yuri Tanque de cabeça marcou, 1 a 0.
Aos 19 minutos, por pouco, o Leão da Vila Municipal ampliou o marcador. Pela direita, Clayton recebeu uma bola e bateu cruzado no canto direito do goleiro Saulo.
O Naca tocava a bola para entrar na zaga do adversário. Aos 24 minutos, Wendel pela esquerda tocou para Ceará, que não soube aproveitar e chutou por cima da meta do São Chico.
Segundo tempo
Na etapa complementar, o São Francisco voltou com outra postura e logo no início. Aos quatro minutos, o zagueiro Fabinho marcou o gol, mas o árbitro assistente 2, Whendell Saraiva marcou o lance irregular do time acriano.
Em desvantagem no placar, aos 14 minutos, o São Francisco ficou em uma situação mais difícil ainda. O jogador Radamés, que havia levado um cartão amarelo no primeiro tempo, cometeu uma falta e o árbitro aplicou outro amarelo e na sequência vermelho teve um jogador expulso. Radamés fez a falta, como já tinha um amarelo, recebeu outro amarelo e vermelho na sequência
Com um jogador a mais e melhor campo, o Naca tinha todas as chances para ampliar o placar. Aos 18 minutos, pela direita Clayton cruza no segundo pau e Yuri Tanque se estica todo, mas ainda tocou na bola para fora e perdeu a chance de ampliar.
Aos 21 minutos, outra chance do Naca de balançar as redes do São Chico. De frente para a meta de Saulo, Érico Júnior bateu forte no canto direito, mas o goleiro espalmou para a linha de fundo.
Aos 30 minutos, o Leão em mais uma tentativa, quase marcou. Pela direita, Clayton cruza na área, o goleiro dá rebote e na sobra Hitalo solta um balaço, mas novamente Saulo defendeu para a linha de fundo.
Em lance despretensioso, quase o Leão da Vila Municipal fez o gol. Pela esquerda, Wendel lançou na área e o goleiro um pouco adiantado não conseguiu tocar na bola, que bateu na trave e não entrou.
Aos 43 minutos, o São Francisco ficou em uma situação mais delicada ainda. O zagueiro Reginaldo derrubou o atacante do Naca, com chances de fazer o gol fora da área. O árbitro Gustavo Holanda Souza aplicou cartão vermelho direto.
Já nos descontos, aos 46 minutos, pela esquerda surgiu a jogada do segundo gol. Alan Patrick, que acabara de entrar na área, aproveitou o passe para bater sem chances para Saulo, 2 a 0.
Ficha técnica:
Data: 11/06/2023 – domingo
Motivo: Campeonato Brasileiro da Série D – 1ª fase / Grupo A / 7ª rodada
Jogo: Nacional 2×0 São Francisco-AC
Local: Estádio Ismael Benigno, a Colina – Manaus/AM
Horário: 15h (16h de Brasília)
Renda: —
Público pagante: —
Árbitro: Gustavo Holanda Souza (SP)
Árbitros Assistentes: Dimmi Yuri das Chagas Cardoso (AM) e Whendell Saraiva da Silva (AM)
Gols: Yuri Tanque 8min 1ºt e Alan Patrick 46min 2ºt (Nacional FC)
Advertências: Ícaro, Davy e Wendel (Nacional FC) e Radamés (São Francisco-AC)
Expulsão: Radamés e Reginaldo (São Franciso-AC)
Nacional FC: Jonathan Queiroz, Clayton, Davy, Paulinho, Wendel, Ícaro (Iago), Ceará (Gabriel), Ítalo Moreira, Hítalo (Thiaguinho), Yuri Tanque (Alan Patrick) e Érico Jr (Kiko). Técnico: João Carlos Cavalo.
São Francisco-AC: Saulo, Matheus, Fabinho, Reginaldo, Bruno, Vicente Lima (Victor), Radames, Geovani, Ciel (Erick), Daniego e Júnior (Gabriel). Técnico interino: Erivelton Lima.