Foto: Janailton Falcão / Manaus
Com gol de Hamilton na cobrança de penalidade, o Manaus venceu o Jacuipense-BA por 1 a 0, e é finalista do Brasileiro da Série D. A partida de volta da semifinal, ocorreu na noite deste sábado, 3/8, na Arena da Amazônia. Depois de nove anos, o futebol amazonense chega novamente em uma final. Em 2010, o América decidiu com Guarany-CE, chegou até jogar o primeiro jogo empatando em 1 a 1, mas foi eliminado da semifinal pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas (STJD), por ter usado um jogador irregular contra o Madureira-RJ, na semifinal. Com isso, nem entrou em campo para partida de volta.
De acordo com treinador Welington Fajardo, o elenco sabia que poderia chegar na final inédita para o clube, mas para isso, precisava antes se doar ao máximo em campo para conseguir a vaga.
– Era o jogo da vida, passei aos jogadores isso, uma partida que representava não apenas para Manaus, mas o Estado do Amazonas e deixei isso bem enfatizado na minha preleção, ou seja, temos que dar a vida para esse povo que está longe do futebol há muitos anos e vamos buscar o título. Foram as minhas palavras, acho que isso tocou bastante os jogadores para se superarem em campo – justificou ao SportsManaus.
Depois de perder um pênalti bizarro na primeira partida, quando o Manaus empatava com Jacuipense-BA, o lateral esquerdo Negueba, só era alegria com a vaga na final, mas principalmente da possibilidade do Gavião do Norte ser campeão brasileiro.
– Em três anos, essa massa toda acompanhou o Manaus para dar essa força para nós. Creio que no ano que vem na Série C, vamos ver em cada jogo esse estádio cheio. Já convoco a torcida para o segundo jogo da final lotar esse estádio, assim como foi na partida do acesso, porque isso dá uma outra força para todos – finalizou.
Ficha técnica:
Jogo: Manaus 1×0 Jacuipense-BA
Motivo: Campeonato Brasileiro da Série D / Semifinal / Jogo de volta
Local: Arena da Amazônia
Horário: 17h (18h de Brasília)
Público: 15.586
Renda: R$ 251.580,00
Árbitro: Paulo Roberto Alves Júnior (PR)
Árbitros Assistentes: Luciano Roggenbaum e Luiz Souza Santos Renesto (PR)
Gol: Hamilton 21 2ºt (Manaus)
Advertências: Spice e Márcio (Manaus) e Matheus, Nilson e Jonilson Veloso (Jacuipense)
Expulsão: Nilson (Jacuipense)
Manaus: Jonathan, Igor, Spice, Martony, Negueba, Derlan, Márcio (Evair), Dolem, Rossini, Hamilton e Vandinho (Vitinho). Técnico: Welington Fajardo.
Jacuipense-BA: Jordan, Paulinho, Matheus, Railon, Caique, Nilson, Borges, Thiago Lima (Popo), Guegué, Nicácio (Eudair) e Jhulliam (Júnior Bala). Técnico: Jonilson Veloso.