SportsManaus
Agência Sports ManausESPECIAIS

Conheça o presidente do Manauara-AM, Paulo Victor, o mais novo ou um dos mais jovens em um clube do futebol brasileiro

Foto: Laiza Balieiro / Manauara EC   

Com apenas 22 anos, Paulo Victor Silva de Souza, o jovem fundador do Manauara Esporte Clube, que tem apenas quatro anos de fundação, se tornou o mais novo ou um dos mais novos presidentes do futebol brasileiro. Acadêmico do curso de Engenharia de Produção, na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Paulo Victor, que deixou sua paixão pelo Flamengo, para dedicar seu amor total ao Robô da Amazônia. O jovem presidente vai abordar um pouco de sua expectativa para seu mandato de quadriênio, como gestor de um clube promissor, mas em breve deve chegar em outro patamar no futebol nacional.  

SPORTS MANAUS – Com 22 anos, algum dia passou pela sua cabeça que poderia assumir o cargo de algum clube do futebol amazonense ou isso fazia parte de seu sonho?

PRESIDENTE – No passado nunca me passou pela minha cabeça algo assim, eu era apenas um torcedor amante do futebol. Hoje, me sinto realizado de ser abençoado e estar exercendo esse cargo num clube tão promissor.

SPORTS MANAUS – Se não for o mais jovem presidente de clube do futebol do país, deve ser um dos mais novos pela idade, ou seja, você se sente preparado para ser o gestor do Robô da Amazônia?

PRESIDENTE – Me sinto preparado sim, adquiri experiência e aprendizados durante esses quatro anos como vice-presidente, e sigo em evolução como profissional e pessoa. Minha maior referência é meu pai, Marcus Souza, atual vice-presidente e ex-presidente do clube.

SPORTS MANAUS – Paulo, você é um dos fundadores do Manauara, que completou recentemente quatro anos. Você esperava que o clube tivesse uma ascensão tão rápida ou é resultado de muito trabalho dentro e fora de campo?

PRESIDENTE – Nós no Manauara sempre trabalhamos de forma séria e dedicada. Tentamos sempre fazer nosso melhor e buscar as melhores prateleiras. É um clube em ascensão e esperamos que possamos buscar voos mais altos nos próximos anos.

SPORTS MANAUS – Sendo muito jovem no cargo, pretende se especializar mais ainda participando de cursos na área de administração desportiva para se qualificar ainda mais na condução do seu mandato?

PRESIDENTE – Eu particularmente pretendo fazer alguns cursos da Confederação Brasileira de Futebol 9CBF), que ainda estou procurando mais a fundo para me informar melhor.

SPORTS MANAUS – O seu pai é outro fundador do clube, mas você sempre esteve ao seu lado e deve saber de tudo sobre o clube. O que ficou de lição na temporada passada, para o trabalho que será realizado de 2025 em diante, pois faltou pouco para o Manauara conseguir o acesso à Série C deste ano?

PRESIDENTE – Acredito que a permanência da grande parte do elenco desse ano de 2024, que fizemos uma boa campanha na Série D. Foi um aprendizado que não fizemos nas últimas temporadas, e tiveram também inúmeros aprendizados que tivemos durante o ano, que nos fizeram adquirir experiência.

SPORTS MANAUS – O CT do Manauara se tornou referência para os clubes de outros estados, que vêm jogar em Manaus, nas diversas competições nacionais, em especial da Série B do Brasileiro. Esse fato é bom para o clube em si, pela estrutura que tem, sendo um dos maiores da região Norte e até do país, o que pode até atrair patrocinadores e investidores?

PRESIDENTE – O CT foi algo pensado durante as competições regionais do Barezão, tendo em vista a dificuldade dos clubes de terem um campo para treinar, e sempre analisando os grandes CTs referências do país, tentamos sempre otimizá-lo buscando sempre qualificar nosso suporte aos atletas e comissão. E nesse ano de 2024 recebemos 19 dos 20 clubes da Série B, no qual recebemos bastante elogios e ficamos gratos.

SPORTS MANAUS – Essa ascensão dos clubes emergentes do futebol amazonense, serve de referência para as equipes tradicionais ou o fato de serem novos e sem dívidas ajuda no processo de desenvolvimento, que é realizado na área administrativa fora de campo e nas quatro linhas se reflete com a contratação de bons técnicos e jogadores?

PRESIDENTE – Nós não fazemos essa comparação com outros clubes, tanto tradicionais, como novos. Todos têm sua maneira de gerir e entender de futebol. Não é uma ciência exata, em que podemos apontar um certo ou um errado, focamos apenas no nosso trabalho.

SPORTS MANAUS – O Manauara surgiu de um empresário bem sucedido no mercado local, ou seja, tem uma torcida segmentada, mas o que pode ser feito para atrair o interesse de outras pessoas para torcer pelo Manauara?

PRESIDENTE – O Manauara é um dos clubes que sempre tenta fazer promoções para torcedores, a fim de atrair o torcedor amazonense para os nossos jogos e simpatizar com o clube, ou seja, com a entrada gratuita de torcedores com a camisa oficial do clube em jogos, o valor de bebidas mais baixo nos estádios quando somos mandantes, jogamos algumas camisas do clube para a torcida, entre outras coisas.

SPORTS MANAUS – Pode se dizer que o Manauara na Série D do Brasileirão faltou pouco para o acesso, mas que em breve vai configurar em uma divisão muito maior e até brigar por vagas em competições da Conmebol pelo trabalho que é realizado fora de campo?

PRESIDENTE – Futebol é algo incerto, e trabalhamos com os pés no chão. Primeiramente, estamos focados em manter com nosso calendário para o ano de 2026, e consequentemente, tentar buscar nosso primeiro título estadual e também conquistar o acesso para a Série C do Campeonato Brasileiro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outras postagens...

“A escrita não se manteve e o Amazonas tem um novo vencedor”, afirma dirigente do time de futsal do Estrela do Norte

Paulo Rogério

Pela quarta rodada do Amazonense Sub-14, Sul América goleia o Real Manaus por 5 a 0, no CT Barbosa Filho

Paulo Rogério

No jogo de volta da final da Série C contra o Volta Redonda, meia do Athletic Club-MG aposta no fator casa: “A gente é muito forte”

Paulo Rogério

Leave a Comment

Este site usa cookies. Isto é necessário para que sua navegação seja mais eficiente. Não coletamos nenhum dado pessoal do seu navegador. Entendi! Leia mais...