Da redação do Sports Manaus, com informações – Escrito por Marcio Dolzan –
Raphinha abre o marcador para o Brasil, mas Segovia deixa tudo igual
Foto: Rafael Ribeiro / CBF
A Seleção Brasileira até que fez uma boa partida diante da Venezuela, mas abusou da sorte — e dos erros — e ficou só no empate por 1 a 1, em jogo válido pela 11ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Raphinha abriu o marcador no fim do primeiro tempo, mas Segovia empatou no começo da etapa final. A chance da vitória escapou, quando Vinicius Jr perdeu um pênalti no segundo tempo. Com o resultado, o Brasil chegou aos 17 pontos e ocupa provisoriamente a terceira colocação.
Como foi o jogo da Seleção Brasileira
A Seleção Brasileira fez um primeiro tempo consistente. Dominou e passou a maior parte do tempo no campo de ataque. Vini Jr. e Raphinha foram os mais acionados. Por isso, o Brasil procurou espaços mais pelo setor esquerdo. No outro flanco, Abner avançava pouco, enquanto Savinho e Igor Jesus eram participativos, mas pouco efetivos.
Vinicius Júnior, com uma finalização na trave, e Gerson em chute da entrada da área que obrigou Romo a fazer grande defesa, quase abriram o marcador. Mas foi numa cobrança de falta que saiu o primeiro gol. Aos 42, Raphinha bateu da entrada da área pela esquerda, a bola bateu no poste esquerdo e entrou.
A boa atuação e a vantagem parcial foram alento. Porém, mal começou o segundo tempo, veio o primeiro baque. Com apenas um minuto de jogo, a zaga da Seleção deu bobeira, Savarino ajeitou e Segovia, em chute forte, mandou no ângulo direito de Ederson para empatar. Para piorar, aos 15, veio o segundo baque: Vini Jr. foi derrubado na área e o juiz marcou pênalti, com a ajuda do VAR. Na cobrança ruim do atacante do Real Madrid, Romo espalmou, e Vini chutou o rebote para fora.
O Brasil não se abateu, mas a dificuldade para furar a defesa venezuelana se manteve ao longo do segundo tempo. Assim, Dorival Júnior tratou de promover uma série de mudanças na frente. Paquetá, Luiz Henrique, Martinelli e Estêvão entraram, mas pouco puderam fazer. No fim, o empate de 1 a 1 se confirmou.
O que vem pela frente para a Seleção Brasileira
Agora, a Seleção Brasileira começa a preparação para o último jogo do ano. Na próxima terça-feira (19) o time encara o Uruguai, às 21h45m (de Brasília), em Salvador, pela 12ª rodada das Eliminatórias. Para a partida, o técnico Dorival Júnior não poderá contar com Vanderson, que tomou o terceiro cartão amarelo diante da Venezuela e está suspenso. Os venezuelanos, por sua vez, encaram o Chile, em Santiago.
✅ FICHA TÉCNICA
VENEZUELA 1 x 1 BRASIL
11ª RODADA – ELIMINATÓRIAS PARA A COPA DO MUNDO
🗓️ Data e horário: quinta-feira, 14 de novembro de 2024, às 18h (de Brasília).
📍 Local: Estádio Monumental, em Maturín (VEN).
🥅 Gols: Raphinha (42’/1ºT ), Segovia (1’/2ºT).
🟨 Cartões amarelos: Murillo, Romo e Cásseres (VEN); Vanderson e Martinelli (BRA).
🟥 Cartão vermelho: Alexander González
⚽ ESCALAÇÕES
VENEZUELA (Técnico: Leandro Cufré – auxiliar)
Romo; Aramburu, Rubén Ramirez, Wilker Ángel e Miguel Navarro; Herrera (Cásseres), José Martínez (Rincón) e Savarino; Murillo (Segovia), Bello (Alexander Gonzalez) e Rondón (Cadiz).
BRASIL (Técnico: Dorival Júnior)
Ederson; Vanderson, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner (Estêvão); Bruno Guimarães (Gabriel Martinelli), Gerson e Raphinha; Vini Jr., Savinho (Lucas Paquetá) e Igor Jesus (Luiz Henrique).
🟨 ARBITRAGEM
🟨 Árbitro: Andrés Rojas (COL).
🚩 Assistentes: David Fuentes e Miguel Roldan (COL).
4️⃣ Quarto árbitro: Bismark Santiago (COL).
🖥️ VAR: John Perdomo (COL).