SportsManaus
NOTÍCIAS

Comissão Mulher no Esporte do COB realiza reunião presencial e debate caminhos para o colegiado

Da redação do Sports Manaus, com informações – Por Comitê Olímpico do Brasil – 8 de out, 2024 às 14:00 | 5 minutos de leitura

Encontro no Centro de Treinamento do Comitê Olímpico do Brasil marcou o ingresso de quatro novos integrantes do grupo, entre eles os diretores Kenji Saito e Ney Wilson

Foto: Divulgação 

A Comissão Mulher no Esporte do Comitê Olímpico do Brasil (COB) realizou seu segundo encontro presencial em 2024. Nesta quarta-feira, 02, 14 integrantes do colegiado se reuniram no Centro de Treinamento do COB, no Parque Aquático Maria Lenk, para uma tarde de atualizações, apresentações e debates. Houve também a participação de Julia Barreira, pesquisadora da Unicamp, que falou sobre os desafios e ações para promover a equidade de gênero no esporte.

“Com a entrada de novas/os membras/os, entendemos que seria importante trazermos a Julia Barreira para falar sobre o contexto da mulher no esporte e o que os estudos apontam. Ela já estuda o assunto há algum tempo e trouxe algumas provocações muito interessantes”, disse Julia Silva, gestora da área da mulher no esporte.

A Comissão Mulher no Esporte do COB foi criada em 2022 para que, de forma interdisciplinar, pessoas de diversas áreas de atuação no meio esportivo pudessem contribuir com sugestões e informações relacionadas ao Movimento Olímpico, sob a perspectiva da mulher no esporte. Por isso, a composição conta com:
– Alessandra Nobrega, Representante da Diretoria Jurídica;
– Camila Dantas, Representante da Presidência;
– Julia Silva, Representante da área Mulher no Esporte da Diretoria de Desenvolvimento e Ciências do Esporte;
– Kenji Saito; Representante da Diretoria de Desenvolvimento e Ciências do Esporte;
– Mariana Mello, Representante da Diretoria de Alto Rendimento;
– Mariana Raad, Representante da Diretoria de Marketing;
– Martha Rocha, da Vela, Representante das Treinadoras Esportivas (membra externa);
– Natália Lacerda, Representante da Diretoria de Administrativa e Financeira;
– Ney Wilson, Representante da Diretoria de Alto Rendimento;
– Soraya Carvalho, gerente do IOB e Representante da Diretoria Geral;
– Taciana Pinto, Representante da Diretoria de Desenvolvimento e Ciências do Esporte;
– Tathiana Parmigiano, Representante dos Profissionais de Saúde do Esporte (membra externa);
– Valeska Menezes, a Valeskinha, Representante dos Atletas de Alto Rendimento (membra externa);
– Valter França, Representante da Diretoria de Comunicação.

A presença de três homens na Comissão, tem a ver com um dos principais temas debatidos no encontro: a importância de “aliados” em busca da equidade de gênero

“Os homens têm papel fundamental na Comissão Mulher no Esporte. Historicamente, os homens estão em posição de liderança e são formadores de opinião. Dessa forma, sem a participação e o engajamento dos homens, o avanço em prol da igualdade, de acesso a oportunidades, da criação de ambientes seguros e justos se torna muito mais demorado e difícil. Os homens são importantes aliados na agenda da incorporação de meninas e mulheres no esporte”, disse Soraya Carvalho.

Depois da abertura onde os novos integrantes da Comissão – Kenji Saito, Ney Wilson, Mariana Raad e Camila Dantas – foram apresentados aos demais, houve uma atualização das ações realizadas pela Área Mulher no Esporte. Entre elas, se destacam  o Programa Mentoria Individualizada para Reflexão e Ação (MIRA) para treinadoras, que está em sua primeira edição; o Programa de Desenvolvimento do Esporte Feminino (PDEF), que pelo segundo ano distribuiu recurso para projetos esportivos exclusivos para modalidades femininas através de Edital; a tradução das Diretrizes de Representação do Comitê Olímpico Internacional (COI) para o português; a criação da Política de Equidade de Gênero do Comitê Olímpico do Brasil; e o curso online “Equilibrando o Jogo: Igualdade de Gênero no Esporte”, uma parceria com o Instituto Olímpico Brasileiro – área de educação do COB.

O objetivo dessa primeira reunião com essa nova composição foi discutir o papel dos membros, o escopo da atuação da comissão e como essa atuação acontecerá.

“Eu me ofereci para participar da Comissão Mulher no Esporte porque sempre acreditei no potencial dessa parceria. Tive a oportunidade de aprender muito com diversas profissionais, treinadoras e atletas de alto rendimento e acredito firmemente que, com a devida qualificação, basta darmos as oportunidades para que elas abram ainda mais espaço no Movimento Olímpico. Os debates nessa primeira reunião foram nesse sentido e o saldo é mais do que positivo. Vamos seguir trabalhando”, completou Ney Wilson.

 

 

 

 

 

 

 

 

Outras postagens...

Com De la Cruz, Flamengo já gastou mais de R$ 500 milhões em cinco anos com apenas seis jogadores

Paulo Rogério

Rayssa Leal conquista medalha de bronze no skate street feminino

Paulo Rogério

Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues toma posse no Conselho da Fifa

Paulo Rogério

Leave a Comment

Este site usa cookies. Isto é necessário para que sua navegação seja mais eficiente. Não coletamos nenhum dado pessoal do seu navegador. Entendi! Leia mais...