Foto: Agência Sports Manaus
Com uma luta incansável, garra e muita vontade de reverter o resultado do primeiro jogo, o Nacional lutou muito, mas apesar da vitória diante do Bahia de Feira por 3 a 2, não conseguiu igualar o placar agregado, sendo eliminado do Campeonato Brasileiro da Série D. Com lances cruciais não analisados pelo VAR, a partida de volta das oitavas de final, ocorreu na tarde deste sábado (19), no Estádio Ismael Benigno, a Colina, zona Oeste da capital. Os gols do Naça foram marcados por Iury Tanque (2) e Wilson Júnior. Pelo lado do Tremendão, Ronan e Everton fizeram os gols.
Jogo
O jogo prometia fortes emoções, e até mesmo antes de começar, já teve um problema com o monitor do VAR, que não funcionou. O árbitro paraibano da partida, comunicado da situação do VAR, chamou os dois treinadores, os capitães das duas equipes, para comunicar o fato. Após cinco minutos, finalmente a bola rolou.
Precisando mais uma vez vencer por diferença de gols, com pouco mais de dois minutos, pela direita, Hitalo bateu forte, mas por cima da meta do goleiro Alan do Bahia de Feira.
Aos cinco minutos, em boa jogada do Naca pela esquerda com Wendel Nery, ele cruzou na área para Hitalo. O jogador percebeu a chegada de Ítalo e deu um passe na medida para bater por cima da meta.
O Tremendão só precisou de um ataque para aumentar ainda mais o drama do Leão da Vila Municipal. Na primeira jogada de contra-ataque, aos 16 minutos, Caxumba cruza pela esquerda no segundo pau e o pequeno amazonense Ronan de cabeça abre o marcador, 1 a 0.
Por quase 10 minutos, o jogo ficou paralisado, depois do árbitro ter aplicado cartão amarelo para Paulinho do Naça, que já havia recebido um amarelo antes e foi expulso. Após um tumulto entre os jogadores de ambos os times, a partida retornou aos 29 minutos.
No final do primeiro tempo, quase o Leão abriu o placar. Aos 45 minutos, pela direita, o Nacional atacou com Iury Tanque, que tocou para Sacramento bater forte no canto esquerdo, mas o goleiro defendeu e evitou o gol.
Segundo tempo
Tudo ou nada! O segundo tempo definiria o classificado para o mata-mata do acesso. Aos 13 minutos, o Naca chegou pela direita com João Victor, que cruzou na área e Iury Tanque cabeceou no canto esquerdo do goleiro do Tremendão com perigo.
O Naca pressionava para marcar o primeiro gol. Aos 20 minutos, Kiko bateu de longe no canto direito, mas Alan defendeu e evitou mais uma vez o gol do Nacional.
Depois de tanto insistir, o Mais Querido marcou seu primeiro gol. Aos 25 minutos, pela esquerda, surgiu o cruzamento na área para Iury Tanque, que tocou para marcar, 1 a 1.
O Bahia não deu tempo do Naça comemorar e ganhar força dentro de campo. Na sequência, o Tremendão avançou com Everton e conseguiu marcar o segundo gol para deixar mais complicado a situação do time amazonense, 2 a 1.
A partida ficou emocionante e eletrizante de ambos os lados, com o Nacional tentando de tudo para marcar e o Bahia, se defender das investidas do Naça. Aos 30 minutos, Sacramento bateu uma falta frontal, a bola tocou na barreira e foi cair no canto direito, 2 a 2.
Aos 31 minutos, o árbitro deixou tudo igual, pelo menos dentro de campo. Após uma falta, o jogador Everton do Bahia cometeu uma falta e foi expulso pelo paraibano.
Empurrado pela torcida, o Nacional fez uma pressão muito grande. Aos 44 minutos, quase marcou. Pela esquerda, Kiko cruzou na área para Iury Tanque, que chutou forte, mas o goleiro Alan mais uma vez fechou a meta.
Aos 45 minutos, após um lance na grande área, o jogador do Nacional foi derrubado. O árbitro é chamado pelo VAR que marcou pênalti. Aos 48 minutos, Iury Tanque bateu no canto direito, mas o goleiro ainda tentou defender e não conseguiu segurar a bola, que caiu para o fundo das redes, 3 a 2.
Ficha técnica:
Data: 19/08/2023 – sábado
Motivo: Campeonato Brasileiro da Série D – Oitavas de final / Jogo de volta
Jogo: Nacional 3×2 Bahia de Feira
Local: Estádio Ismael Benigno, a Colina – Manaus/AM
Horário: 15h (16h de Brasília)
Renda: —
Público pagante: —
Árbitro: Afro Rocha de Carvalho Filho (PB)
Árbitros Assistentes: Luís Filipe Gonçalves Corrêa (PB) e Ruan Neres Souza de Queirós (PB)
Gols: Ronan 15min 1ºt e Everton 27min 2ºt (Bahia de Feira) e Iury Tanque 25min 2ºt, Wilson Jr. 31min 2ºt e Iury Tanque 49min 2ºt (Nacional FC)
Advertências: Wendel Nery e Sacramento (Nacional FC) e Abuda, Marcel, Kesley, Sibito, Alan e Alexsandro (Bahia de Feira)
Expulsão: Leandro Benuto e Paulinho (Nacional FC) e Everton (Bahia de Feira)
Nacional: Jonathan, Clayton (João Victor), Davy, Daciel (Wilson Jr.), Wendel Nery (Iago), Paulinho, Hítalo, Ítalo, Gabriel Davis (Iury Tanque), Ceará (Kiko) e Sacramento. Técnico: João Carlos Cavalo.
Bahia de Feira: Alan, Marcel (Macena), Pedro, Paulo Paraíba, Cazumba, Abuda (Albert), Guilherme, Wesley, Toni Galego (Kanela), Kesley (Alexsandro) e Ronan (Sibito). Técnico: João Carlos.